Brasileiros poderão ver eclipse total da Lua em maio

Milhões de pessoas que olharem para os céus das Américas, da Europa e da áfrica poderão observar na madrugada de 16 de maio um dos mais belos espetáculos espaciais: um eclipse total da Lua, quando a Terra impede a passagem da luz do Sol para seu satélite natural. A Lua levará 3 horas e 14 minutos para atravessar todo o cone de sombra que a luz do Sol cria atrás da Terra, estimada em 1,37 milhão de quilômetros. 
O eclipse, que poderá ser visto em todo o território brasileiro, deve começar à 0h14min (horário de Brasília) do dia 16 de maio, informou-se de São Paulo. Durante 53 minutos, a Lua estará completamente imersa em sombras. Mesmo assim, o corpo celeste não deve desaparecer aos olhos humanos – em vez disso, ele deve adquirir uma coloração alaranjada, semelhante à do cobre, devido à refração que a luz solar sofre na atmosfera terrestre antes de atingi-la. 
A fase total do eclipse poderá ser vista em toda a América do Sul, em partes da América Central e da América do Norte, em toda a Europa Ocidental e na maioria do território africano. Os cientistas estimam que mais de 2 bilhões de pessoas poderão assistir ao fenômeno. 
O eclipse começará quando a Lua adentrar na porção mais externa da sombra terrestre, chamada de penumbra, à s 22h46min (horário de Brasília) do dia 15 de maio. Mas o espetáculo só começa de verdade quando a Lua adentrar na parte mais ”escura” da sombra terrestre, a chamada umbra. Um pequeno disco escuro começará a aparecer no canto esquerdo do corpo celeste à s 23h02min (horário de Brasília), ainda na noite do dia 15. 
Diferente do eclipse solar – quanto a Lua se põe entre a estrela e a Terra -, os eclipses lunares são mais simples de observar. A olho nu ou com um pequeno telescópio, o observador pode notar a mudança de coloração e a passagem da sombra terrestre sobre a superfície do satélite.