Projeto Kuaray – Eclipse Solar 2017

O objetivo do Projeto Kuaray foi realizar a primeira filmagem de um eclipse solar total da estratosfera em 360 graus, para criação de um filme em realidade virtual. Após planejamento, ensaios, contatos, pesquisa e produção, o vídeo foi produzido, apresentado em eventos.

Histórico

O Projeto Kuaray foi uma parceria entre LAICAnSat (UnB), CAsB e Grupo Mutum. Procure por cada um nas redes sociais e saiba mais!

Quase anualmente, em algum lugar do planeta, ocorre um eclipse solar total, quando a lua por alguns minutos cobre totalmente o disco de nossa estrela, projetando uma sombra que se estende por milhares de quilômetros em algumas horas, sendo um fenômeno sempre acompanhado com atenção por cientistas e entusiastas tanto por sua beleza quanto pelas informações que fornece com relação a dinâmica do Sol.

Em 2017 o eclipse solar cruzou toda a América do Norte, tendo seu ponto máximo no centro dos Estados Unidos, sendo uma oportunidade para se realizar experimentos e coleta de dados uma vez que foi possível eleger vários locais para a observação do fenômeno.

Entre as dezenas de atividades realizáveis durante um eclipse solar total, uma permanecia inédita, sua captura em uma altitude maior que a dos aviões comerciais, de forma a possibilitar a captura da passagem da sobra lunar sobre a superfície terrestre, além de coletar dados da estratosfera durante a ocorrência do fenômeno, como pressão, temperatura, velocidade dos ventos, entre outros.

O projeto em tela preencheu essa lacuna, realizando o lançamento de um balão estratosférico de coleta de dados com uma câmera especialmente preparada para capturar o fenômeno em um vídeo de 360 graus que, hoje, pode ser usado em equipamentos de realidade virtual.

Entidades parceiras

Redes Sociais

Galeria de imagens