SUPERNOVAS
DOSE DUPLA BRASILEIRA
Outra estrela supernova acaba de ser descoberta pelos astrônomos amadores brasileiros Tasso Napoleão (Rede de Astronomia Observacional) e Cristovão Jacques. Acima temos a inédita imagem da SN-2004 cz, encontrada uma semana depois da SN-2004cw, abaixo. Imagens cedidas por C. Jacques.
O astrônomo amador brasileiro Cristovão Jacques acaba de anunciar a descoberta da estrela Supernova, denominada SN-2004 cw. A confirmação veio no dia 29 pela Circular eletrônica da União Astronômica Internacional. A supernova explodiu numa galáxia espiral de magnitude 13,5 do catálogo ESO 184-G75. Esta é a segunda descoberta brasileira de supernova da história, pois a primeira se deu pelo astrônomo amador brasiliense P.Cacella, em 2002. Veja em: VSNet-Supernovas.
A descoberta de C.Jacques foi feita em 2004 Jun.13, fruto de um bem sucedido Programa de Busca de SN (com apoio da REA/Brasil), após cinco anos de pesquisas e mais de 6000 imagens do céu. As observações foram realizadas no Observatório Wykrota, do CEAMIG, em Belo Horizonte, onde é rodado um dos mais profícuos programas de astrometria de asteróides do Brasil, juntamente com o programa desenvolvido há 8 anos porPaulo Holvorcem (Campinas, SP), que atualmente utiliza através da Internet um telescópio no Observatório Tenagra, no Arizona (EUA).